Empresas
Volksvagen
A Volkswagen é uma empresa alemã que pertence ao Grupo Volkswagen. É a maior fabricante de automóveis do mundo e tem a sua sede na cidade de Wolfsburgo, Baixa Saxônia.[1]
O Grupo Volkswagen, além da marca Volkswagen, é também proprietário das marcas Audi, Bentley, Bugatti, Ducati, Lamborghini, Seat, Porsche, Skoda, MAN e Volkswagen Caminhões, e Scania. Em março de 2011, a Volkswagen adquiriu o segmento comercial da Porsche [2], por 3,3 bilhões de euros, tendo assim o direito de negociar e operar pela marca "Porsche", fazendo com que a Volkswagen fique mais próximo à fusão com a "PHS" (Porsche Holding Salzburg).
Em julho de 2011, a Volkswagen, que já era o maior acionista do Grupo MAN SE, elevou sua participação para 55,9% das ações, consolidando-se como acionista majoritário. Em abril de 2012, a Volkswagen, por intermédio da Audi[3], anunciou o compra da fabricante italiana de motos Ducati, aumentando a rivalidade com a BMW também no segmento de motos esportivas.
A Volkswagen também patrocina alguns eventos esportivos, como o Rali Dakar, a Seleção Argentina de Futebol, a Seleção Neozelandesa de Futebol e a Seleção Russa de Futebol, além da Academia do David Beckham. Também patrocinou os Jogos Olímpicos de Verão de 2008 e patrocina o time alemão VfL Wolfsburg.[4]
A Volkswagen possui no Brasil, mais precisamente no estado de São Paulo, duas pequenas centrais hidrelétricas (PCH) nas margens do rio Sapucaí, sendo uma denominada Anhanguera e a outra, Monjolinho.[5]
Empresa Zema
Durante um período caracterizado pela entrada de imigrantes no Brasil; dentre os portugueses, belgas, espanhóis e outros, desembarcara no país a família italiana de Demétrio Zema. A esposa Santa Marra Zema e os seis filhos. Em terras tropicais eles se fixaram com o desejo de prosperidade.
Poucos podiam acreditar, mas um dos filhos de Demétrio, Domingos Zema, se tornaria futuramente um grande empreendedor.Casa Sport, primeira firma comercial e de prestação de serviços do ramo de automóveis em Araxá. O nome norte - americanizado foi dado na época em que o Brasil queria esquecer a França e copiar os Estados Unidos. A Casa era grande revendedora dos pneus Dunlop.
Em Araxá, o automóvel chegou antes do trem de ferro. Domingos Zema, com seu carro de capacidade para 11 passageiros, fazia o transporte Sacramento-Araxá, principalmente daqueles que vinham conhecer a estância hidrotermal do Barreiro. Domingos Zema ficara encantado com a requintada Araxá, devido seu alto fluxo de turistas.
Propriedade de Domingos Zema, a primeira firma comercial e de prestação de serviços do ramo de automóveis em Araxá foi a Casa Sport, 1923, grande revendedora dos pneus Dunlop. A Casa Sport passa a ser revendedora Ford. Em 1926, Domingos ganha um prêmio da companhia norte-americana numa Campanha de Vendas Brasil-Argentina do quadrimestre maio/agosto.Em outubro de 1936, Domingos Zema inaugura o primeiro posto de gasolina na cidade de Araxá (MG). Para suprir o racionamento de gasolina durante o período da Segunda Guerra Mundial, a oficina Zema adapta um veículo movido a gasogênio: combustível a base de carvão. Os carros eram construídos contra a vontade de Domingos Zema, porém com a colaboração do filho Romeu Zema.
Em 1948 comemoram-se os 25 anos da empresa e inaugura-se a revenda da marca Studebaker. Agora com novo nome, Domingos Zema & Filhos, sob presidência de Domingos Zema, Romeu Zema como Diretor Comercial e Oswaldo Rosa como Diretor Técnico.
Com a morte de Romeu, seu filho Ricardo, que já demonstrava traços de um jovem cheio de objetivos, começa a acompanhar o avô nos negócios. De jovem avesso aos estudos, ao homem de negócios que é hoje, foram muitos anos de prática, um exercício de realidade junto à atividade do homem totalmente comprometido com seu lar. Ricardo solidificou o nome Zema.
Após Ricardo Zema assumir a direção da Zema em 1964, aos 21 anos, o mesmo buscou novos parceiros como a Cia. São Paulo de Petróleo e a CBMM, que acreditaram no potencial daquele "moço" trabalhador.
Em 1969, iniciou a expansão dos negócios com a compra de um segundo posto de combustível. A partir daí, várias outras empresas foram fundadas ou adquiridas até a Zema atingir sua dimensão atual: Eletrozema, Zema Cia. Petróleo, Consórcio Zema, Concessionárias Zema, Zema Fashion.